Educar no presente, buscando o futuro.


Hoje uma boa parcela dos jovens estão nas universidades, e outra parcela maior ainda está dentro das salas de aulas das escolas públicas e privadas não tem nem ao menos o básico que se exige para um futuro profissional. Mas o tema neste artigo não é educação enquanto didática e modelos de aprendizagem e sim os temas abordados em salas de aulas de nível fundamental a universitário.

Levando em consideração o supracitado chego à conclusão que pelo menos nunca tive e muito menos meus amigos de escola tiveram qualquer conteúdo específico falando ou tratando de meio ambiente, sustentabilidade hoje palavra muito citada nas mídias. Para que todos saibam é de incumbência do poder público segundo a Lei 9795/99 a criação de políticas públicas para educação ambiental, lei que está baseada nos artigos 205 e 225 da constituição federal de 1988.

A grande problemática do tema não é fazer nem ao menos o efêmero da educação ambiental pois isso não é feito. Hoje sabemos que as entidades não governamentais e outros órgãos tem a prática de educação ambiental. Mas dentro das salas de aulas os professores que deveriam ser o princípio de tudo mas não podemos colocar a culpa apenas neles mas sim todo um sistema falho no que tange ao tema. 

Dentro da educação ambiental é possível abordar qualquer conteúdo da grade curricular de qualquer escola em todo canto do Brasil de meu Deus. Hoje acadêmico de gestão ambiental e analisando minha vida escolar onde parei meus estudos para dedicar-me ao trabalho e depois decide voltar a sala de aula pois tinha convicção que era o melhor a ser feito para ter o conhecimento bem embasado no futuro universitário. E neste tempo acho que nunca vou esquecer o choro de uma professora que ao dizer ter feito licenciatura por que amava seu trabalho e que seu prazer era pensar em cada jovem que poderia ser salvo de um futuro ruim.

Então neste futuro me coloco pensando, o que será de nosso planeta com uma juventude que saí de nossas escolas sem saber o que o lixo jogado na estrada, o esgoto de sua casa não tratado, torneira por longo período aberta e banhos de duas horas podem causar ao meio ambiente, isso sem entrar no tema consumismo que fere por completo o conceito de sustentabilidade, onde trata o social, econômico e meio ambiente como tripé de um mundo para o futuro.

0 comentários :

Postar um comentário